Os NFTs podem ser artes digitais, itens digitais dentro do metaverso e propriedades digitais de um item físico. Seu mercado é repleto de possibilidades e pode ser dividido em várias categorias, cada uma com suas características, práticas e desempenho, como por exemplo: colecionáveis esportivos e randômicos, obras de arte e itens de jogos e música.
A autenticidade e a exclusividade são os grandes atrativos dos NFTs, enquanto a noção de escassez digital, propriedade descentralizada e prova de posse são os pontos mais revolucionários da tecnologia.
Para garantir a segurança contra pirataria e falsificação, a tecnologia blockchain, feita por uma rede de computadores, valida as propriedades por meio de direitos digitais. Portanto, todo NFT é único, particular, não possui prazo de validade e pode, inclusive, ser vendido por um valor mais alto do que aquele que foi adquirido.
Marcas de grife estão investindo fortemente no setor, como a Balenciaga, Gucci, Dolce & Gabbana, Burberry, Prada, Louis Vuitton e Givenchy, lançando coleções 100% digitais e híbridas. Dentre elas, Gucci e Balenciaga também começaram a aceitar criptomoedas como forma de pagamento em suas lojas on-line e em algumas unidades físicas.
Em 2021, a coleção “Genesi” da italiana Dolce & Gabbana, composta por nove itens NFTs, sendo quatro peças exclusivamente digitais e cinco peças híbridas, arrecadou US$ 5,7 milhões.
Também no ano passado, foi vendido o primeiro iate virtual por R$3,6 milhões, criado unicamente para ser usado no jogo The Sandbox. Já em 2022, fora do mundo dos games, iates estão sendo produzidos no metaverso, como uma nova embarcação de 207 pés à venda por US$ 95 milhões, revelada pelo premiado designer de superiates, Gregory C Marshall.
O iate será construído com tecnologia de realidade aumentada e pode ser comprado tanto como NFT, quanto como uma nova construção. O “Projeto Metaverso”, nome dado ao superiate, terá espaço para acomodar 15 tripulantes e 14 passageiros em suas 7 cabines.
Seus atributos mais marcantes são um deck de observação de ninho de corvos, piscina com fundo de vidro e de hidromassagem ao ar livre, ampla suíte privada do proprietário com varandas e um grande clube de praia aberto com diversas plataformas para banhos de sol.
O proprietário ainda poderá personalizar os detalhes finais, selecionar sua própria decoração de interiores e requisitar qualquer modificação que julgar necessária.
De acordo com uma pesquisa do Morgan Stanley, até o final de 2030 os NFTs e o metaverso podem trazer um lucro de US$ 56 bilhões para o mercado de luxo, com uma estimativa de que os NFTs movam um valor total equivalente a US$ 300 bilhões. Dessa forma, em menos de dez anos, aproximadamente 18% do mercado será representado por NFTs deste nicho.
A acessibilidade do mundo digital e a exclusividade do setor de luxo se unem perfeitamente com as NFTs e não é à toa que celebridades como Justin Bieber, Neymar, Jimmy Fallon, Paris Hilton e Eminem investiram fortunas neste novo negócio.
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