Chamando a atenção dos entusiastas de carros por exibir beleza e elegância, o Aston Martin nasceu de uma ideia do colecionador de carros, Barry Wier, e foi feito sob os mais altos padrões pelo construtor de carrocerias, Bertone, com sede em Milão.
O modelo tem tudo aquilo que um carro super-raro deve ter: modernidade, luxo e tecnologia, sendo um dos Aston Martins mais valorizados, como os lendários One-77 e Valkyrie.
O legado do veículo começou em 2009, quando a Bertone apresentou um concept car, denominado de Jet 2 Shooting Brake, que teve a sua construção baseada no DB9.
Imediatamente, o carro chamou a atenção de Barry Wier, porém, suas tentativas de comprar um conceito 100% funcional não obtiveram sucesso. Isso aconteceu pois o veículo era pessoal de Lilli Bertone, viúva do fundador da Bertone, Nuccio Bertone.
Pouco tempo depois, no entanto, Barry recebeu um telefonema de Bertone, oferecendo a construção de outro Shooting Brake com suas especificações exatas. No dia em que Aston Martin aceitou apoiar o projeto, o Bertone Jet 2+2 foi projetado e teve seu nome em homenagem ao Aston Martin Bertone Jet do ano de 1964.
O design do carro teve seu início em 2012 e sua conclusão em um curto espaço de tempo. A carroceria foi moldada à mão na Itália, com materiais como fibra de carbono e alumínio e mesmo que o conceito original do Bertone tivesse inspiração no DB9, o Jet 2+2 de Weir foi inspirado no Aston Martin Rapide.
Concluído em menos de um ano, o Shooting Brake foi exibido no Salão Automóvel de Genebra em 2013, além de ser aclamado globalmente. Ideal para quem estava à procura de conforto e praticidade, sem abrir mão de uma ótima condução e desempenho, o carro combinou as linhas de assinatura Aston com a carroçaria luxuosa da Bertone.
Seu incrível motor V12 de 5,9 litros, entregava 470 cavalos às rodas traseiras, por meio de transmissão automática de 6 velocidades. O interior do veículo também impressiona, com toques personalizados, que incluem um teto em vidro, bancos traseiros rebatíveis, compartimento generoso de bagagem e design exclusivo do Shooting Brake, com um espaço mais útil e prático.
Sendo construído sob os mais altos padrões, o veículo teve também os seus custos de produção elevados. No ano em que foi construído, ele era o carro mais rápido do mundo a chegar na velocidade de 320 km/h, atingindo 100 km/h em aproximadamente 5,3 segundos.
Weir percorreu mais de 17.000 km em pouquíssimos anos, mas em 2021 foi o momento de passá-lo para um novo dono, que seria o proprietário de um dos veículos mais raros mundialmente.
Despertando muito interesse dos colecionadores, o Aston foi colocado à venda por uma quantia não revelada, mas as suspeitas são de aproximadamente US$ 3 milhões. O supercarro fará parte de uma coleção de carros da Aston Martin e foi adquirido por um conhecido colecionador.
Um fato curioso sobre a venda do Jet 2+2 é que as ferramentas e moldes utilizados na criação do automóvel foram incluídas, indicando que o novo dono poderá dar continuidade à produção.
O que torna este modelo do Aston Martin tão único é o seu estilo de carroceria raríssimo, nunca produzido em grande escala e muito venerado pelos apreciadores de carros. Ele é uma ligação entre um carro esportivo e um sedan, unindo praticidade, potência, desempenho e exclusividade.
O nome do veículo datava do final do século 19, sendo usado para descrever vagões que carregavam armas de caça. Com o passar dos anos, os Astons foram construídos por diversas empresas, no entanto, os mais elegantes e procurados vieram da Itália, com a fabricação de Zagato e Bertone.
Baseado em Vantage, Virage e Lagonda, o Aston Martin oferece um freio de tiro, estilo de carroceria de carro que se iniciou em 1890 como uma carroça puxada por cavalos, que atrai os mais exigentes clientes. Desde o fim dos anos 50, os modelos de Astons de design italiano representam todo o luxo, beleza e raridade, influenciando Barry Weir a produzir o seu próprio Aston Martin, feito por Bertone.
Uma parte do legado do carro é a conexão com o Vanquish Zagato Shooting Brake, com incríveis 580 cavalos e apenas 99 exemplares. Seu estilo e recursos exclusivos fizeram com que os veículos fabricados fossem esgotados em poucos dias.
Se o seu desejo for encontrar um desses modelos, prepare-se para investir mais de US$ 1 milhão, valor para ser dono de um dos freios de tiro mais raros e rápidos do mundo.
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