A marca IWC, foi fundada em 1868 pelo engenheiro americano Florentine Ariosto Jones quando ele resolveu mudar-se para uma pequena cidade suíça de Schaffhausen, lá ele iniciou a produção de movimentos de alta qualidade, a ideia no início era de combinar a habilidade artesanal suíça em manufaturar relógios de bolso com as avançadas tecnologias americanas da época e vendê-los no mercado americano. O engenheiro desenvolveu o calibre “Jones”, um movimento para relógio de bolso de alta qualidade com um regulador para ajuste fino de precisão. Devida a sua tecnologia, a IWC passou a ser reconhecida pela superioridade de seus relógios, agradando a classe as perfeccionista do mercado.
Em 1876, a empresa enfrentou uma grave crise econômica e acabou sendo adquirida pelo banco Schaffhauser Handelsbank, quatro anos depois em 1880 a empresa mudou de mãos novamente, sendo comprada pelo industrial Johannes Rauschenbach-Vogel. Após 5 anos, de forma pioneira, a empresa manufaturou os primeiros relógios de bolso com um mostrador digital de horas e minutos (com base em uma patente de um engenheiro austríaco chamado Josef Pallweber).
Os anos seguintes continuaram a trazer crescimento para a marca, apresentando diversas inovações para o mercado. Em 1903, o lema Probus Scafusia: “probus” de probare, “Scafusia”, que significa em latim Schaffhausen, ou seja, em uma tradução livre, “boa e sólida perícia artesanal de Schaffhausen” foi estabelecido e foie em 1936 que a marca IWC apresentou mais uma grande novidade: o relógio especial para pilotos de avião, ele tinha um mostrador preto, numerais marcantes, ponteiros luminosos, aro giratório com um índice em seta e movimento antimagnético. Com a Segunda Guerra Mundial no ano de 1940 acontecendo, a demanda por relógios aumentou então, a IWC desenvolveu o modelo de relógio que ganhou o nome de BIG PILOT’S WATCH.
Foram anos de inovação e conquistando cada vez mais mercados, mas foi apenas nos anos 2000 que a marca passou a ser considerada um artigo e de luxo e foi incorporada no Grupo Richemont. Após 12 anos a marca celebrava a inauguração da sua primeira boutique na cidade de New York, pouco tempo depois ocorreu a inauguração na cidade de São Paulo.
A marca continuou a crescer e em 2018 apresentou uma campanha publicitária com o ator Bradley Cooper, sendo a primeira vez que teve uma campanha tão extensa e que tinha um embaixador. Podemos esperar que a marca ainda tenha um bom crescimento.