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Marcas de luxo entram na moda dos tênis, atraindo um público mais jovem

O streetwear, estilo urbano e que abraça a cultura de cada comunidade, está ganhando espaço e visibilidade entre marcas de luxo, como Prada, Gucci, Balenciaga, Diesel e Louis Vuitton.

14/07/2022

Competindo com a concorrência 

Os entusiastas sabem que as marcas que deram início à fama dos tênis exclusivos e de edição limitada foram, nada mais e nada menos, que Nike e Adidas, as queridinhas do mercado da moda street, conhecida também como a moda das ruas, que ganhou uma maior evidência nos anos 80 e 90, graças ao hip hop, ao basquete e ao skate.

No entanto, para conquistar o público jovem e que procura essa exclusividade, as grifes de luxo estão lançando modelos de tênis que chamam muito a atenção, não apenas pela estética, mas também pelo preço. 

Com valores que variam entre R$3 mil e R$5 mil, para modelos como o Prototype Low da Diesel, o Basket da Gucci e o Cloudbust Thunder da Prada, e entre R$8 mil e R$10 mil para modelos como o LV Trainer da Louis Vuitton e o Paris Sneaker da Balenciaga, os tênis dessas grifes estão competindo fortemente com os das marcas tradicionais, como os modelos Jordans, Dunks, Yeezys e Forums da Nike e Adidas. 

O hype dos sneakers

Ainda que com outros modelos no catálogo das marcas, os pioneiros estão explodindo em vendas atualmente, depois que os shows, baladas e passeios foram liberados novamente. E com essa visibilidade, nenhuma grife quer ficar para trás.

Outra marca que também lançou um tênis exclusivo no Brasil é a Lacoste, com o modelo L001 no valor de R$900. Fabricado com camurça e couro sintético, o tênis é clean e foge totalmente dos sapatênis clássicos da grife. 

Já a versão feminina, além de ser feita toda de camurça, é também bem colorida e tem um visual curioso. A estreia do tênis aconteceu no Shopping Iguatemi, em São Paulo, e contou com a presença do artista Romulo Deu Cria, que customizou os pares de quem adquiriu o modelo.

Mesmo com a explosão dos tênis de grifes no mercado, a Nike e a Adidas continuam bombando. No final de junho, a Adidas lançou o Yeezy 700 V3 “Copper Fade”, que conta com um degradê que varia entre as cores cinza e cobre. Com uma numeração disponível do 34 ao 45, o modelo custa R$1.300.

Já a Nike lançou no mercado brasileiro a coleção “Be True”, homenageando a comunidade LGBTQIA+. Seus principais detalhes são tiras coloridas, respingos de tinta e o arco-íris na entressola.

No entanto, o tênis da Nike que mais ganhou destaque é um SB Dunk Low, que apresenta um cabedal branco que pode ser esfregado, até que desbote e revele outras cores no couro. Este modelo exclusivo que tem várias opções de personalização está disponível por R$900. 

Desde que a moda urbana adentrou o mercado de luxo, artistas e jogadores famosos de diversos esportes estão calçando os exclusivos tênis de grifes. Você também vai? Continue acompanhando os conteúdos da nossa Magazine.

 

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