Segundo pesquisa realizada pela Bain&Co, em 2025 o e-commerce deve representar 25% do mercado de luxo. Os consumidores desta categoria se mostram cada vez mais ligados à tecnologia, tem conhecimento do mercado digital e se utilizam de vários dispositivos para realizar buscas, mesmo quando pretendem realizar uma compra presencial. Mais de 90% dos compradores de produtos de luxo realizam pesquisas antes da sua aquisição, especialmente através da internet, sendo que China, Brasil e Rússia estão entre os países com maior número de pesquisas, sendo também os consumidores mais frequentes.
A internet como o único meio capaz de alcançar praticamente todos os compradores de todos os mercados de luxo, revela um grande poder de envolvimento com experiência de marca, permitindo que o público seja atingido e atraído para a compra ainda durante o processo de pesquisa ao se deparar com alguma inspiração online.
Além dos fatores de encantamento do público, a praticidade e a possibilidade de adquirir um item de qualidade e renome, em qualquer lugar e a qualquer momento, também têm sido levados cada vez mais em consideração, especialmente pelas gerações Millenials e Z, que já estão presentes também no mercado de luxo causando enormes mudanças no comportamento de consumo futuro. Estas gerações têm recebido um número impensável de informações diariamente, portanto sabem de fato quais são os benefícios e valor do produto que adquirem, não se importando inclusive em pagar mais caro por um produto que julgam ser de qualidade e maior durabilidade, o que faz com que ele seja considerado um investimento e gera influência também nos comportamentos das demais gerações.
Para conseguir se destacar em um ambiente tão concorrido, é essencial garantir fatores como um nicho de atuação bem definido para os seus produtos e oferecer marcas de renome com total garantia de originalidade e qualidade, afinal de contas, um dos grandes receios que o público ainda enfrenta nas compras online é o medo da aquisição de uma falsificação, por isso o processo de avaliação utilizado especialmente para produtos seminovos deve ser o mais criterioso possível. Além disso, vídeos e sites com imagens se mostram os mais eficazes nestas vendas de alto valor agregado, permitindo que se visualize o produto por completo, o que diminui o medo em relação ao que será adquirido. Este benefício visual ainda pode ser potencializado quando se faz parte de um site ou plataforma de vendas de grande renome, que já possua uma boa reputação e a confiança por parte do público, o que trará grande visibilidade e divulgação do produto oferecido além de atrair um tráfego qualificado e que de fato possui interesse na aquisição de um item de luxo.