Diferente de muitas outras aquisições, como o último lançamento de um carro ou celular, uma jóia não se desvaloriza com o tempo. O ouro, por exemplo, é valorizado cada vez mais a cada ano que passa e é considerado um dos bens materiais mais seguros para se investir. Por isso, ter uma joia feita de ouro é sinônimo de que você adquiriu em um bem precioso e com um altíssimo padrão agregado.
Não importa se você usa a sua jóia todos os dias ou esporadicamente. Mesmo em perfeito estado, ou com pequenas avarias, ela continua tendo seu valor. Em torno de 10 anos, no mínimo, você conseguirá vender a joia pelo mesmo preço que pagou atualmente, se corrigido pela inflação.
Além disso, nos últimos 4 anos o ouro teve o seu valor três vezes maior. Portanto, com uma possível supervalorização ao longo dos próximos anos, a tendência é de que uma joia valha ainda mais.
Não apenas um alto valor, uma jóia também carrega muito significado, afeto, amor e cuidado. Afinal, quem tem uma joia quer cuidar dela da maneira certa e com muito carinho. Por este motivo, muitas famílias possuem o costume de passar estes bens de geração em geração.
Várias são as qualidades de uma joia e são elas que definem o seu valor. Para fazer um bom negócio, existem alguns pontos que devem ser avaliados. São eles:
● Cor, brilho e dispersão (conhecida também como a refração da luz branca no interior da pedra);
● Composição, pureza e quilates;
● Peso;
● Demanda e raridade;
● Lapidação;
● Design e durabilidade;
● Origem e valor de aquisição;
● Tributação.
É completamente normal avistar uma joia e encantar-se com sua beleza, mas estas questões são vistas apenas por olhares mais apurados. Antes de comprar a sua joia, é muito importante ter certeza da procedência e optar apenas por vendedores e plataformas seguras como a Webluxury.
Gostou desse conteúdo? Então fique por dentro dos próximos artigos da nossa Magazine!