Tendência que promete se manter em alta pelos próximos anos, o Quiet Luxury chegou para revolucionar a maneira como marcas de luxo se apresentam e pode gerar movimento de cerca de R$40 bilhões até 2030.
O surgimento de tendências que determinam como a moda guiará variados aspectos da vida cotidiana não é uma novidade, é um movimento comum, principalmente no mundo, com o Quiet Luxury não seria diferente. Vamos entender melhor o que é essa tendência?
Quando pensamos em nomes como Bottega Veneta, Hermès, The Row e Loro Piana, o que nos vem à mente são peças minimalistas, que à primeira vista podem parecer básicas, se é que podemos defini-las dessa maneira, porém, quem conhece o mínimo dessas marcas sabe o quanto prezam pela qualidade, versatilidade, atemporalidade e conforto.
É neste espaço que o Quiet Luxury reside: no luxo discreto, que não deixa de ser elegante e marcante.
O Quiet Luxury surge como um reflexo do que a humanidade tem vivido nos últimos anos, mas também é uma resposta ao que estava em voga: a logomania e a ostentação excessiva de marcas de luxo.
No luxo silencioso, as peças muitas vezes sequer apresentam uma logo, como é o caso da Bottega Veneta, que apesar dessa ausência impressa em suas peças, pode ser reconhecida facilmente, seja pelo uso do couro de alta qualidade ou pelo famoso Intrecciato, marca registrada da maison italiana.
O Quiet Luxury é o ato de vestir-se e portar-se de modo elegante, sem a necessidade de parecer supérfluo ou exagerado, é o básico que carrega qualidade e entrega atemporalidade e conforto.
As Birkins, modelo famoso da Hermès, são um exemplo do clássico que se manteve elegante, discreto e relevante. Mesmo na ausência de logos ou estampas, reconhecemos uma Birkin pelo modelo e pela qualidade incomparáveis. Além disso, as bolsas da maison francesa são objeto de desejo, sobretudo pela exclusividade que a marca proporciona.
No Quiet Luxury não há lugar para o maximalismo, para o extravagante ou para exageros, a escolha de peças de roupas é pensada para chamar atenção, mas pela elegância.
Percebemos essas características no figurino de Shiv Roy, personagem de Succession, série da HBO Max. Shiv se destaca pelas peças com caimento impecável, sempre em cores neutras, mas que combinam entre si e pela riqueza de detalhes na escolha de materiais nobres, com acabamentos impecáveis.
A exclusividade também se faz presente na tendência, afinal, peças de grandes marcas como Loro Piana, Céline, The Row e MaxMara não são acessíveis e atendem um público bem específico.
No Quiet Luxury os acessórios são escolhidos pelo aspecto discreto e luxuoso, como é o caso das peças da Cartier ou Patek Philippe, e devem manter uma harmonia entre si e com o look completo.
Vemos, por exemplo, pessoas utilizando relógios bastante discretos mas que entregam opulência e combinam com todos os outros acessórios escolhidos.
A escolha dos acessórios segue o mesmo padrão das roupas ou sapatos: discretos e elegantes.
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O luxo não deve estar apenas em ocasiões especiais, mas em todas as oportunidades e no cotidiano! E você, o que acha da nova tendência?