Os NFTs podem ser artes digitais, itens digitais dentro do metaverso e propriedades digitais de um item físico. Seu mercado é repleto de possibilidades e pode ser dividido em várias categorias, cada uma com suas características, práticas e desempenho, como por exemplo: colecionáveis esportivos e randômicos, obras de arte e itens de jogos e música.
A autenticidade e a exclusividade são os grandes atrativos dos NFTs, enquanto a noção de escassez digital, propriedade descentralizada e prova de posse são os pontos mais revolucionários da tecnologia.
Para garantir a segurança contra pirataria e falsificação, a tecnologia blockchain, feita por uma rede de computadores, valida as propriedades por meio de direitos digitais. Portanto, todo NFT é único, particular, não possui prazo de validade e pode, inclusive, ser vendido por um valor mais alto do que aquele que foi adquirido.
Veja algumas marcas que não quiseram ficar para trás também neste mercado e aderiram ao metaverso com sucesso:
Em 2022, a Balmain lançou uma coleção chamada Balmain X Barbie. A ideia foi trazer as famosas bonecas para o metaverso, um mundo virtual. A coleção incluiu três avatares da Barbie, que foram criados em colaboração com a FORGOT ME NOT GMBH. Esses avatares foram vendidos em um leilão super exclusivo e cada um deles veio acompanhado de uma boneca física da Barbie.
A Balmain é uma das marcas mais famosas entre as celebridades, já vestindo famosas do passado como Marlene Dietrich, Grace Kelly e Elizabeth Taylor, e hoje veste Rihanna e Beyoncé.
A Burberry foi uma das primeiras marcas de luxo a explorar o mundo dos NFTs. Em março de 2022, a empresa de jogos Mythical Games anunciou uma parceria com a marca de luxo para lançar uma coleção exclusiva de NFTs chamada 'Burberry Mythos'.
Essa coleção apresentou peças digitais exclusivas, incluindo roupas da Burberry em 3D e personagens do jogo Blankos Block Party vestindo roupas da marca. Além disso, foram lançados quatro personagens exclusivos do Blankos Block Party, com edições limitadas de 100 NFTs cada.
A famosa marca italiana Dolce & Gabbana foi a primeira do ramo de luxo a entrar no mundo dos NFTs. Em novembro de 2021 estreou a coleção 'Collezione Genesi' com uma série de peças digitais exclusivas, incluindo roupas e acessórios em 3D, além de animações e músicas originais.
Cada peça foi criada com atenção meticulosa aos detalhes da grife, incluindo elementos icônicos como estampas de leopardo e a assinatura 'DG'. A coleção foi lançada em um evento online exclusivo e limitado, onde os clientes puderam comprar os NFTs usando criptomoedas. O valor final arrecadado foi de US$ 6 milhões.
A marca de luxo francesa Givenchy lançou sua primeira coleção de NFTs em dezembro de 2021, chamada 'Icarus Chronicles' a coleção apresentou uma série de 15 peças digitais exclusivas, incluindo roupas e acessórios em 3D, além de uma história em quadrinhos interativa em formato de NFT. Na história, o personagem central Icarus vai em busca de seus sonhos usando roupas da Givenchy.
A marca também proporcionou experiências exclusivas para os compradores dos NFTs, como convites para eventos e oportunidades de conhecer o diretor criativo da Givenchy, Matthew Williams.
A Gucci foi além no lançamento de seus NFTs e contou com um curta-metragem exclusivo, onde a marca ofereceu aos espectadores uma visão do seu processo de design e produção, além de permitir que eles experimentassem os itens por meio da emulação virtual do Microsoft HoloLens.
O vídeo de 4 minutos foi criado e co-dirigido pelo diretor criativo da Gucci, Alessandro Michele, juntamente com a fotógrafa Floria Sigismondi. Além de ser um testemunho da habilidade e criatividade da marca, a iniciativa demonstrou como a tecnologia blockchain pode ser usada para expandir a presença de uma marca no mercado digital e oferecer uma experiência única e imersiva para os clientes.
Em homenagem ao aniversário de 200 anos do falecido fundador, a casa de moda lançou Louis the Game, um jogo que pode ser baixado em qualquer dispositivo móvel.
O game apresentava a estatueta personalizável “Vivienne” da Louis Vuitton através de sua jornada por 200 mundos virtuais para encontrar duzentas velas de aniversário. Ao completar o jogo, os jogadores podem procurar trinta NFTs colecionáveis escondidos, dez dos quais foram projetados em colaboração com o grande artista digital Beeple.
A onda dos NFTs veio trazer ainda mais exclusividade para o mercado de luxo, que além da moda, passou também pelos iates de luxo e muitos outros negócios. A continuação dessas novidades continua sendo apresentada no mundo digital, porém agora com a ajuda de inteligência artificial para a criação de estéticas únicas. E você, já aderiu à era digital com os NFTs?