De acordo com a Fenabrave — Federação Nacional da Distribuição de Veículos Automotores —, 30% das vendas de motocicletas no Brasil correspondem aos modelos de alto padrão, que possuem mais de 400 cilindradas e preços que variam entre R$100 mil e R$250 mil.
Este mercado aquecido deve-se principalmente à busca cada vez maior pelo conforto e sofisticação das marcas premium. E quando o assunto é motocicleta, muitos preferem a grandeza dos modelos de luxo que esbanjam potência e recursos tecnológicos.
Conforme aponta um relatório elaborado pelo marketplace VIS (Veículos, Imóveis e Serviços), a intenção de compra de motocicletas novas aumentou 36% em maio deste ano, em relação ao mesmo período de 2020. E no que se refere aos modelos de luxo, a expectativa é de que sejam vendidas 50 mil unidades por ano, de acordo com dados levantados pela Abraciclo.
Além da excelente estabilidade financeira, os compradores dos modelos de alto padrão possuem em comum a paixão pela liberdade. De modo geral, esse público tende a adquirir motos de luxo para pegar a estrada e viver grandes aventuras sobre duas rodas. Em média, são pessoas entre 30 e 60 anos que encaram as motocicletas como um hobbie e as usam para passeios ou viagens de lazer.
De acordo com a revista Forbes, o consumidor brasileiro tem buscado marcas internacionais de motos de luxo como Ducati, BMW, Harley-Davidson, Kawasaki e Honda. Fabricadas em materiais nobres e repletas de tecnologia, as motocicletas dessas marcas apresentam diferenciais únicos que encantam o público mais abastado. Veja, a seguir, o ranking de motos mais vendidas na categoria premium:
Fabricada com computador de bordo, manoplas e banco aquecido, tem controle eletrônico de velocidade, farol direcional e partida sem chave, entre outros recursos tecnológicos. Possui motor de seis cilindros, 24 válvulas com duplo comando, capaz de entregar 160 cv de potência a 7.750 rpm e 175 Nm de torque.
O modelo é equipado com motor de fábrica de maior cilindrada disponibilizado pela marca. Entre seus recursos estão o sistema Reflex Defensive Rider System (RDRS, projetado para adequar o desempenho da moto à tração disponível durante a pilotagem), faróis de LED com sensores adaptativos e fones de ouvido sem fio para capacete.
Desenhada para longas viagens, este modelo possui motor compacto de 1.833 cilindradas. Sua pilotagem é silenciosa e suave, já que conta com baixo centro de gravidade e mínima vibração. Entre os recursos, estão o painel do motorista que se conecta a celulares Android e iOs, sistema de som mais potente e airbag de fábrica.
Projetada para ser leve, compacta e tecnologicamente avançada, esta motocicleta conta com um novo sistema de admissão, que permite respostas mais rápidas e precisas, além da economia de até 20% de combustível. Ainda reúne manoplas aquecidas, quatro modos de pilotagem, dois porta-malas que somam 60 litros de capacidade e sistema de integração aos smartphones.
Arquitetada com um amplo pacote de peças em fibra de carbono, este modelo combina leveza e potência. O motor é um quatro cilindros com 207 cv de potência a 13.500 rpm e 113 Nm de torque máximo a 11.000 giros.
Para ficar por dentro do mercado de luxo no Brasil, continue acompanhando os artigos do nosso Magazine.